terça-feira, 12 de dezembro de 2023

 Celebração do Solstício


Aqui nos juntamos como irmãos e irmãs, filhos da Mãe-Terra e do Pai Céu, para celebrar como o fizeram as gerações dos nossos Avós, para que nos escute o Espírito e o continuem a celebrar as gerações que nos sigam.

Levantando este chamado às Quatro Direcções aqui vos convidamos como família a vir acender e cuidar o Altar do Solstício, o Fogo Sagrado da Longa Noite, esta em que aguardamos o renascer da eterna criança.

Sexta-feira 22 de Dezembro, vamos suar e rezar no útero da Mãe para renascermos na cerimónia de Temazcal. Esperamos por vós a partir das 12h para juntos prepararmos o espaço. Acendemos o Fogo pelas 14h.

Com a clareza de propósitos iremos buscar ao bosque a árvore para alimentar Avô Fogo para a longa noite do Solstício. Nesse altar deixaremos os nossos rezos e intenções para a nova estação. Aí ancoraremos o nosso coração com o cântico para o acompanharmos até ao novo dia.

 

Trazer para o Temazcal:

Toalha e roupa para usar no Temazcal: calções, pareo, vestido leve                            

Oferenda para o guardião do Fogo: tabaco natural, cedro, sálvia, copal, resina de pinheiro, pau-santo                                                                                                  

Oferenda para o altar: sementes, flores, frutos em pequena quantidade simbólica        

Trazer um objecto pessoal para colocar no altar durante a cerimónia


Não esquecer também para a noite:

Saco cama ou mantas, roupa confortável, comida para partilhar e ou preparar, tambores, instrumentos musicais.

Para manter este espaço e quem dele cuida pedimos uma contribuição consciente de tua parte, com o valor de referência entre 20€ e 40€. Se não tiveres disponibilidade para dar este contributo não deixes de vir, pensa numa forma de contribuir que retribua o que aqui partilhamos, todas serão bem-vindas.

Contactos:

nacasadomocho*gmail.com

Por todas as nossas relações!


quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Temazcal


O Temazcal, a cerimónia da cabana de suar, da sauna ritual, é uma das mais ancestrais tradições sagradas comum a toda a fraternidade humana.

Também chamado Inipi, na sauna sagrada vimos a rezar, a purificar, a liberar, através da profunda comunhão com a energia de cura dos quatro elementos, Ar, Fogo, Água, Terra. Através da presença das Avós Pedras, conectamos com a memória planetária e cósmica que nelas está inscrita, ao aquecê-las no Fogo Sagrado vamos exaltar e libertar essas memórias e traze-las acessíveis aos nossos níveis subtis de consciência. Com as oferendas medicinais que nelas colocamos, Copal, Pau-santo, Salva, Alecrim, com o vapor de água que se eleva quando sobre Elas aspergimos as águas da Mãe-Terra purificamos a nossa mente, o nosso alento, todo o nosso Ser, com a temperatura elevada que nos faz suar libertamos o que nos intoxica e polui, física, psíquica e espiritualmente.

Ao entrar no Temazcal consagramos a sagrada união criadora entre a Mãe-Terra, as suas águas e o Fogo Sagrado, a tenda é o útero da Mãe e nele entramos para dele sairmos, no final da cerimónia, renascidos e renovados. O ritual do Temazcal é como todos os gestos sagrados um acto de vontade. A vontade de abandonar o que nos limita, libertar do que não nos pertence, a escória que durante a nossa vida se foi insinuando dentro de nós e limitando as nossas capacidades, escondendo e assombrando a nossa luz interior.

O Temazcal é a oportunidade que criamos para que num esforço de vontade possamos vir a transcender o nosso ego, libertando a integralidade do nosso ser e avançar nesta boa estrada que é o caminho da vida.