quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Temazcal


O Temazcal, a cerimónia da cabana de suar, da sauna ritual, é uma das mais ancestrais tradições sagradas comum a toda a fraternidade humana.

Também chamado Inipi, na sauna sagrada vimos a rezar, a purificar, a liberar, através da profunda comunhão com a energia de cura dos quatro elementos, Ar, Fogo, Água, Terra. Através da presença das Avós Pedras, conectamos com a memória planetária e cósmica que nelas está inscrita, ao aquecê-las no Fogo Sagrado vamos exaltar e libertar essas memórias e traze-las acessíveis aos nossos níveis subtis de consciência. Com as oferendas medicinais que nelas colocamos, Copal, Pau-santo, Salva, Alecrim, com o vapor de água que se eleva quando sobre Elas aspergimos as águas da Mãe-Terra purificamos a nossa mente, o nosso alento, todo o nosso Ser, com a temperatura elevada que nos faz suar libertamos o que nos intoxica e polui, física, psíquica e espiritualmente.

Ao entrar no Temazcal consagramos a sagrada união criadora entre a Mãe-Terra, as suas águas e o Fogo Sagrado, a tenda é o útero da Mãe e nele entramos para dele sairmos, no final da cerimónia, renascidos e renovados. O ritual do Temazcal é como todos os gestos sagrados um acto de vontade. A vontade de abandonar o que nos limita, libertar do que não nos pertence, a escória que durante a nossa vida se foi insinuando dentro de nós e limitando as nossas capacidades, escondendo e assombrando a nossa luz interior.

O Temazcal é a oportunidade que criamos para que num esforço de vontade possamos vir a transcender o nosso ego, libertando a integralidade do nosso ser e avançar nesta boa estrada que é o caminho da vida.